quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Fortalecer a cadeia produtiva do mel para ampliar os negócios e conquistar mais competitividade no País e no mercado internacional. Este é o objetivo da Federação Paulista de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (Faamesp), que teve a sua primeira diretoria empossada oficialmente durante o IV Encontro dos Apicultores do Vale do Ribeira (Apivale), evento realizado dia 8 de setembro com apoio do Escritório Regional do Sebrae-SP durante a 3ª Feira da Pupunha e do Agronegócio, em Juquiá.

Este novo passo dado por empresários do setor é resultado de um longo trabalho que vem sendo realizado pelo Sebrae-SP em todo o Estado de São Paulo. Na região, o Escritório Regional Vale do Ribeira, por meio do projeto multisetorial Agro – Cadeia de Apicultural, desenvolve ações com 74 apicultores da Apivale (Associação dos Apicultores do Vale do Ribeira) tais como a elaboração do Regimento da Casa do Mel, o curso Gestapi (Gestão de Apiários), além de missões técnicas e articulação de parcerias para o fortalecimento do setor. 

“Sem a ajuda do Sebrae não chegaríamos aqui. Quando começamos este trabalho com a instituição em 2003 produzíamos 40 toneladas de mel por ano em São Paulo. Hoje já são 360 toneladas”, afirmou o presidente da Faamesp, Alcindo Alves, durante a cerimônia de posse da diretoria. A federação vai fazer, inicialmente, um levantamento do número, localização e a produtividade regional de apicultores em todo o Estado. “Hoje temos cerca de 7.800 produtores, mas creio que, com a pesquisa, o número chegue a três vezes mais”, disse Alves. 

4 comentários:

  1. Quando vai começar o levantamento de dados??
    vai ser pelo governo???

    ResponderExcluir
  2. gostaria de me associar estamos com uma pequena producao com 15 caixas de abelhas africanas em mairipora em nosso sitio.

    ResponderExcluir
  3. Como podem estar pagando tão baixo o kilo do mel do sofrido produtor avícola?
    Março de 2019.

    ResponderExcluir